terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Pensamento e a Espiritualidade


Muitas vezes nos questionamos sobre a relação do pensamento com a espiritualidade. Até por que, na maioria das vezes infelizmente, o nosso conceito de espiritualidade está associado ao mágico, ao sagrado como sinônimo de irracionalidade - por isso o uso do termo mágico.

Antropologicamente, o termo "pensamento mágico" está assim definido, segundo o Wikipedia:
"Pensamento mágico é o termo usado para descrever um raciocínio causal que procura correlações entre ações ou elocuções e determinados eventos. 
No caso da religião, das crenças populares e da superstição, a correlação proposta é entre a observância a certos rituais e a obtenção de alguma recompensa. Esses rituais incluem, por exemplo, oração, sacrifício, observância a tabus e a repetição ou tergiversação voluntárias de comportamentos considerados auspiciosos ou agourentos. 
Em psicologia clínica, o pensamento mágico é uma condição que faz com que o paciente experimente medo irracional de realizar certos atos ou ter certos pensamentos, porque ele assume uma relação entre suas ações e calamidades ameaçadoras. 
O pensamento mágico inclui todos os sistemas de magia, pois inclui a ideia de causalidade mental, ou seja, a possibilidade da mente ter um efeito direto sobre o mundo físico. 
Na psicologia junguiana, o pensamento mágico é descrito em termos de sincronicidade, uma abordagem que não foca na causalidade, mas no significado da co-ocorrência de certos eventos." Fonte: Pensamento_mágico
 Observa-se, segundo a definição acima, que a visão pela ótica racionalista-materialista - eu particularmente acho completamente errado o termo "materialista" semanticamente falando, mas isso discutiremos depois -, que a visão que se tem da religião faz com que a mesma fique em um patamar abaixo do pensamento lógico-científico. 

Por lógica, podemos ler a seguinte definição:
"A lógica examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas. "
Como este, no momento, não será um assunto a ser discutido, mas brevemente, vamos dar uma pausa para podermos continuar sobre o assunto central dessa postagem.

Pois bem, no documentário "I am", de Tom Shadyac, há a demonstração de um experimento no qual mostra a inter-relação entre os diversos organismos existentes no mundo, no(s) universo (s) para ampliarmos a questão. Esse experimento faz com que fiquem ligados eletrodos a uma massa de iogurte - sabemos que há no iorgurte lactobacilos vivos - e um medidor de voltagem. Enquanto isso, o entrevistador media o entrevistado e o leva a ter pensamentos negativos ou positivos. A consequência era observada através da movimentação do ponteiro analógico do voltímetro ligado, através dos eletrodos, a massa de iogurte.

Em suma: "Pensamentos geram reações." E as nossas reações estão encadeadas, conectadas com todo o Cosmo.

Dalai Lama, disse-nos que a meditação mais importante é quando o pensamento é seguido de ação.
 “Discernir qual é o nosso mundo, conhecer o enredo, o cenário deste drama humano, e, depois, descobrir onde podemos usar o nosso talento para melhorar o mundo.”
No Livro dos Espíritos podemos ler, na questão 89(a) a seguinte resposta:
"Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa. O pensamento é um atributo"
Ousamos seccionar um pequeno trecho do comentário oriundo do espírito Miramez:
"O pensamento é uma propriedade elástica do Espírito e seus poderes ultrapassam as pálidas deduções dos homens. Dependendo de quem pensa, podem os pensamentos, emitidos em determinados lugares, trazer de volta à mente as imagens e as impressões do ambiente que se deseja e deste modo ficar sabendo o que se passa. A força mental do Espírito superior é como um verdadeiro milagre, sob o comando da sua vontade. O poder da mente do Espírito puro é sem limites, porém, mesmo dotado de todas essas conquistas, respeita, dentro da ordem do universo, os seus irmãos menores, que estão passando por certos aprendizados, sob o controle da dor."

E, finalmente, em A Gênese,  Kardec nos diz:
"Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre os fluidos como o som sobre o ar; eles nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode-se, pois dizer, sem receio de errar, que há, nesses fluidos ondas e raios de pensamentos, que se cruzam sem se confundirem, como há no ar ondas e raios sonoros." (it.15)
Se ainda caminharmos para a neurociência, observamos as diversas relações e entrelaces das ações dos neurônios transmissores e receptores, por exemplo. Ou seja: pensamento, energia, ondas, Física...

Etimologicamente a palavra Física significa o estudo da natureza, fenômenos e relações entre esses fenômenos.
Em nossas vidas, para quem já foi visitar um neurologista, há momentos nos quais precisamos fazer um eletroencefalograma e este mede as nossas ondas cerebrais! Física mais uma vez.

Concluímos - e se discordarem por favor escrevam para trocarmos ideias - que o pensamento faz parte de nossa alma, ou nossa essência vital, sendo ele, o pensamento, gerador de ondas que contribuem positiva ou negativamente, através de fluidos - usando as palavras de Kardec - toda a psicosfera - aí eu uso um termo do André Luiz - que nos envolve. Sendo provada a sua influência através de experimentos de nossa Ciência ainda incipiente, mas batalhadora e seguidora fiel de um pensamento lógico e experimental a ponto de excluir com segurança, na maioria das vezes, possíveis atos causadores de máculas.

Portanto, sabendo desse poder que todos temos, é importante que exercitemos mais o pensamento positivo, pois mesmo em dificuldades, se observarmos os obstáculos de perto, veremos que nada mais são que oportunidades de aprendizado.

Jesus, nosso Mestre Maior, quando no Monte das Oliveiras, temeu e pediu ajuda ao Pai, foi por Ele aliviado, através da mudança da frequência do seu pensamento para seguir com firmeza o destino a Ele colocado.

---

Que a paz do Senhor esteja com todos vocês,

Nenhum comentário:

Postar um comentário